Barber shop: do ofício ao estilo

Postado em Postado como Moda

A história da barbearia começou séculos atrás, a princípio como uma atividade bastante nômade, onde o profissional precisava viajar de província em província oferecendo seus serviços (que em épocas antigas como a Idade Média envolviam também afazeres médicos), até finalmente a profissão se estabelecer no mercado e ter o seu próprio local de trabalho.

O boom veio então nos anos 40 e 50, quando, para os homens, ir até a barbearia mais próxima era uma atividade extremamente corriqueira.

Nos filmes da época, o que não faltam são cenas que se passam nesses locais, mostrando como o barbeiro já era uma profissão estabelecida no mercado e como seu local de trabalho era um “ponto de encontro masculino”.

 

Instagram da Hardplay (@lojahardplay)
Crédito: Instagram da Hardplay (@lojahardplay)

Nas últimas décadas, no entanto, a atividade pareceu cair em desuso, até que com a chegada dos anos 2010, as barbearias voltaram com força total.

Além de valorizarem o serviço personalizado do barbeiro, elas conquistaram toda uma nova geração de homens e criaram um lifestyle em torno de si – que incluiu, dentre várias outras áreas, a nossa tão querida moda.

14483714_1296273850391993_752959297_n
Instagram da Hardplay (@lojahardplay)

O mais curioso disso tudo é que além da volta da barbearia estar fortemente atrelada a moda e a beleza – com os cortes de cabelo diferentes, o desejo de cuidar mais do visual, o melhor acabamento da barba no corte à navalha, etc – ela própria vem servindo como inspiração para a moda.

A prova disso é a nova leva de camisetas com estampas barber shop que vêm ganhando espaço nas lojas do país. Desde as com desenhos de navalhas, até as com frases divertidas, ilustrações de diferentes tipos de barbas e brincadeiras com objetos que fazem parte dessa estética, as camisetas com essas estampas viraram uma tendência muito forte nas vitrines brasileiras.

Além de serem muito divertidas e caírem super bem em look propositalmente descontraídos, mas que continuam a manter uma preocupação com o visual, elas são super práticas de usar, seja com shorts, calças jeans e (por que não?!) calças sociais.

14509420_1296273873725324_1702424300_n
Instagram da Hardplay (@lojahardplay)

O Johnny Tattoo Studio (que, caso você não saiba, tem uma barbearia instalada dentro da sua unidade do Boulevard Shopping!), sempre fica de olho no que vem pipocando nas ruas, e por isso mesmo, curtiu e adotou de imediato essa tendência.

A nova coleção da marca HardPlay toda inspirada na temática barber shop – e que ilustra, aliás, esse post – já está nas suas duas unidades, em camisetas de várias cores que vão do P ao GG!

Para quem ficou curioso e querendo ver mais da coleção, é só ir até a loja mais próxima e conferir os modelos disponíveis.  É personalidade e estilo em um combo só!

Beijos e até a próxima!

Jornalista formada pela Unesp, tem 27 anos e divide seu tempo entre a redação de uma editora de revistas e seu blog. É apaixonada por moda, – desde que entendeu o quanto esse universo pode ser inspirador e inteligente – livros, cinema, uma boa xícara de café e conversas sobre a vida, o universo e tudo mais.