7 tendências de moda dos anos 90 que estão de volta!

Postado em Postado como Moda

1. Sobreposição de alcinha em t-shirt

Pense na Cher de As Patricinhas de Beverly Hills ou na Rachel das primeiras temporadas de Friends e com certeza você irá se lembrar desse tipo de sobreposição onde se brinca de usar um vestido ou blusa de alcinha por cima de uma camiseta.

A tendência voltou a aparecer logo no começo do ano, nos desfiles de prêt-à-porter inverno 2017, e depois tomou conta dos looks de streetstyle, indo das combinações mais óbvias até as mais inusitadas. Desde a clássica mistura de camiseta branca com blusa ou vestido preto (essa não tem erro!) até algumas com mix de estampas ou de tecidos, vale a pena apostar!

Instagram @karolpinheiro
Instagram @karolpinheiro

2. Chokers

Se você também viveu nos anos 90, com certeza vai se lembrar da choker, um colar bem curtinho estilo gargantilha que praticamente toda garota da época usava. As chokers não só voltaram a moda, como viraram uma verdadeira febre, com várias marcas apostando no acessório e várias celebridades desfilando com as suas por aí.

Os modelos que estão mais em alta são os de couro (normalmente com uma tira e um pingente no centro), os dourados (dos mais fininhos até os mais dramáticos), e um modelo em que a corrente é mais comprida, dá a volta no pescoço e fica com as suas duas pontas penduradas.

 

14555668_1319191478100230_376678257_n

3. Grunge

Eu já falei sobre a história do grunge faz um tempinho em um post aqui do blog. E assim como o movimento musical continua a fazer bonito mais de 25 anos depois, todo o estilo fashion que ele inspirou continua a ganhar as ruas, agora com ainda mais força graças ao retorno dos anos 90 na moda.

Estão de volta a camisa xadrez, o tênis All Star, as calças jeans rasgadas, o coturno e a própria estética descolada e com zero de afetação que o estilo sempre teve, em looks que mais do que combinarem todos esses elementos, trazem uma ou outra dessas referências misturadas a novas tendências.

 

No filme “Jovens Bruxas”, um clássico adolescente dos anos 90, o armário das garotas é cheio de peças oversized de pegada grunge.
No filme “Jovens Bruxas”, um clássico adolescente dos anos 90, o armário das garotas é cheio de peças oversized de pegada grunge.

4. Sapatos plataforma e tratorados

Falar de sapatos plataformas sem citar as Spice Girls é praticamente impossível. Geri e Emma já usavam esses calçados desde as primeiras apresentações da banda, e eles se tornaram tão característicos do grupo – e tão queridos pelos fãs – que viraram uma espécie de marca registrada das meninas.

De volta as ruas em 2016, eles são um pouco mais baixos do que os que as britânicas usavam (olhem o tamanho desses saltos!), e tem conquistado muita gente por aí, especialmente quando o modelo é tratorado, dando ainda mais conforto e segurança.

 

As Spice Girls transformaram os sapatos plataforma em um dos maiores itens de desejo dos anos 90.
As Spice Girls transformaram os sapatos plataforma em um dos maiores itens de desejo dos anos 90.

5. Jeans com jeans

O jeans (falei dele aqui nesse post!) é por si só uma tendência que aqui no Brasil nunca caiu de moda, mas que agora têm aparecido em dose dupla e às vezes até tripla!

Ainda que à primeira vista juntar peças desse mesmo tecido possa parecer um pouco estranho, na prática a brincadeira pode ficar muito interessante. Camisetas com calças jeans, shorts jeans ou casacos jeans são as combinações mais comuns, especialmente quando as lavagens de cada peça são com tons diferentes, deixando o look menos monótono.

 

Instagram @camilacoutinho
Instagram @camilacoutinho

6. Macacões e jardineiras

Confesso que gosto tanto de macacões e jardineiras que eles são a tendência que mais fiquei feliz por ter voltado! Os que possuem a parte de baixo como shorts são os mais característicos dos anos 90 e são uma boa pedida para as altas temperaturas que têm feito ultimamente.

Além disso, como toda tendência que volta sempre com um toque mais moderninho, também vale dar uma chance para os com a parte de baixo como calça, que alongam a silhueta e são uma aposta bem elegante.

 

Instagram @blaireadiebee
Instagram @blaireadiebee

 

7. Barriga de fora

Já faz algumas temporadas que as barrigas de fora resolveram voltar a moda, em grande parte devido ao boom dos croppeds. O mais legal é que esse tipo de blusa deixa só uma parte da barriga à mostra e é uma forma de usar a tendência de um jeito não tão óbvio e muito cool.

Pra quem quiser investir em uma peça assim, vale lembrar que existem inúmeros modelos no mercado, desde os de manga ombro a ombro, até os com gola alta ou bustiê. Para todos os gostos mesmo!

 

Instagram @brunavieira
Instagram @brunavieira

Beijos e até a próxima!

Jornalista formada pela Unesp, tem 27 anos e divide seu tempo entre a redação de uma editora de revistas e seu blog. É apaixonada por moda, – desde que entendeu o quanto esse universo pode ser inspirador e inteligente – livros, cinema, uma boa xícara de café e conversas sobre a vida, o universo e tudo mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *