Mais volume e mais conforto: conheça o estilo oversized!

Postado em Postado como Moda

Na última edição do SPFW, várias foram as marcas que apostaram no estilo oversized, tendência que há algum tempo vem fazendo bastante sucesso nas semanas de moda internacionais. E a boa notícia é que agora, com a chegada dos dias mais frios, ela promete sair das passarelas, ganhar de vez o mundo da moda e virar hit também nas ruas!

A blogueira Blair Eadie em um look do dia com casaco oversized | Foto: blog Atlantic Pacific
A blogueira Blair Eadie em um look do dia com casaco oversized | Foto: blog Atlantic Pacific

 

O estilo oversized se baseia na ideia de usar uma peça de roupa ou um acessório um pouco maior do que o seu número, dando mais volume para a silhueta. É preciso, no entanto, estar atento para não exagerar nesse tamanho e, ao invés de proporcionar conforto e estilo, acabar transformando o look em algo disforme. Uma boa ideia para não cair nessa cilada é usar a peça em questão no máximo dois números acima do seu, equilibrando-a com outras peças e acessórios mais justos, que mostrem mais a silhueta do corpo.

Ainda assim, há quem torça o nariz para o estilo, especialmente por ele brincar tanto com a ideia de proporções. Por isso mesmo, quem quer se arriscar nessa tendência, mas não sabe ainda muito bem por onde começar, vale apostar em algumas peças que são mais comuns e fáceis de serem usadas dentro dessa proposta, como casacos, blazers, ternos e moletons.

Peças da coleção de inverno 2017 da Michael Kors e da Proenza Schouler, respectivamente, que mostram looks com mangas extralongas | Fotos: FFW
Peças da coleção de inverno 2017 da Michael Kors e da Proenza Schouler, respectivamente, que mostram looks com mangas extralongas | Fotos: FFW

 

De origem street, super descolado e cheio de personalidade, o oversized se repaginou nos últimos anos graças a grandes marcas internacionais que resgataram o estilo de uma maneira luxuosa e cheia de bossa. Algumas maisons como Michael Kors e Proenza Schouler apostaram, por exemplo, no oversized em mangas extralongas que chegavam até a passar do comprimento das mãos, e vários outra grifes também investiram pesado nesse estilo, levando-o para calças e camisetas.

Vale dizer, no entanto, que independente da glamourização ou sucesso que o oversized vem ganhando, o seu jeito de peça acolhedora, gostosa de usar e que nos “abraça” continua sendo o mesmo (o que por si só eu já considero uma boa justificativa para aderir a tendência!).

Rihanna em foto para a Stance Socks | Foto: instagram @badgirlriri
Rihanna em foto para a Stance Socks | Foto: instagram @badgirlriri

 

 

Para quem deseja ideias mais elaboradas de como adotar o visual, dá para se inspirar em algumas celebridades que usam e abusam do estilo oversized em combinações bastante inusitadas.

Um dos maiores exemplos dessa lista é a cantora Rihanna, que sempre usa roupas de silhueta bastante ampla. Sua coleção criada em parceria com a Puma, inclusive, passeia toda sobre essa estética, com peças bastante folgadas e grandonas, e mesmo nas fotos da coleção-cápsula que desenvolveu para a marca de meia Stance Socks, a cantora fez questão de manter a estética do oversized presente.

Na lista de adeptos desse estilo, ainda podemos citar Justin Bieber, Lenny Kravitz e Gigi Hadid; inspirações para todos os gostos e desejos.

Bisous, bisous e até a próxima!

Jornalista formada pela Unesp, tem 27 anos e divide seu tempo entre a redação de uma editora de revistas e seu blog. É apaixonada por moda, – desde que entendeu o quanto esse universo pode ser inspirador e inteligente – livros, cinema, uma boa xícara de café e conversas sobre a vida, o universo e tudo mais.