As cores de 2016

Postado em Postado como Moda

No comecinho de dezembro, aconteceu um anúncio muito importante para o mundo da moda e do design: a divulgação da Pantone de qual será a cor de 2016.

Para quem não conhece, a Pantone Color Institute é uma empresa norte-americana que nasceu nos anos 60, e que de uma companhia pequenininha (que na época produzia cartões de cores para a indústria de cosméticos) se transformou em uma empresa mundialmente conhecida e respeitada. Como isso foi possível? Desenvolvendo um sistema numérico impecável de cores, que ficou conhecido como escala Pantone.

A escala Pantone foi uma revolução no mercado porque conseguiu resolver um problema gigantesco entre profissionais das mais diferentes áreas: dar nomes e numerações específicas para diferentes tipos de tons, fazendo com que toda cor pudesse ser identificada.

A empresa se tornou assim uma referência na área e, desde 2000, a cada final de ano, ela realiza um estudo cromático que aponta qual será grande cor-inspiração do próximo ano. Esse estudo leva em conta diversos fatores sociais, culturais e econômicos, e serve para apontar uma cor que tende a ser muito usada tanto nas passarelas quanto no design por estar em sintonia com o momento pelo qual passamos.

Cores para 2016 - PANTONE
Cores para 2016 – PANTONE | Imagem: divulgação

O anúncio da Pantone desse mês foi, no entanto, um pouquinho diferente aos dos outros anos, já que ao invés de uma cor escolhida, a empresa apontou duas cores para serem as grandes estrelas de 2016! Os tons escolhidos foram o Rose Quartz (Pantone 13-1520), um rosa bastante suave, e o Serenity (Pantone 15-3919), um azul pastel.

Os dois tons são, segundo a empresa, cores que sintetizam a ideia de paz, tranquilidade e equilíbrio, na onda contrária de toda a agitação e caos que foi 2015. Além disso, a escolha sugere também uma grande relação com a ideia de igualdade de gêneros, um dos temas mais discutidos esse ano e que promete (ainda bem!) continuar a todo vapor em 2016.

Vale lembrar que nos últimos anos, as cores escolhidas pela Pantone apareceram incessantemente em diversas áreas, servindo como inspiração para looks, acessórios, objetos de decoração, maquiagens…

2015 foi o ano da Marsala (Pantone 18-1438), um marrom avermelhado muito elegante e que trazia à tona a força das cores terrosas; em 2014 o escolhido foi o Emerald (Pantone 17-5641), o tom mais abundante na natureza e que tem grande apelo no design de interiores, e em 2013 a cor escolhida foi o Tangerine Tango (Pantone 17-1463), um tom de laranja super energético que dominou as passarelas e as ruas do começo ao fim do ano, virando uma verdadeira febre na época.

Cores de anos anteriores - PANTONE | Imagem: divulgação
Cores de anos anteriores – PANTONE | Imagem: divulgação

Se depender da repercussão que as suas cores antecessoras tiveram, já sabemos que em 2016 o Rose Quartz e o Serenity serão estrelas absolutas. Prontos para a invasão dessa dupla?

Beijos e até a próxima!

Jornalista formada pela Unesp, tem 27 anos e divide seu tempo entre a redação de uma editora de revistas e seu blog. É apaixonada por moda, – desde que entendeu o quanto esse universo pode ser inspirador e inteligente – livros, cinema, uma boa xícara de café e conversas sobre a vida, o universo e tudo mais.