Já repararam como sempre que se fala sobre as mudanças da moda, o foco recai sobre a evolução do armário feminino e como ao longo dos anos as roupas e acessórios das mulheres incorporaram diferentes estilos? É bem comum falarmos sobre cores que entraram e saíram de moda, peças que ganharam diferentes maneiras de serem usadas, e tendências que a gente nem imaginava existir e viraram hit do dia para noite, sempre com o foco nas mulheres.
Só que o que quase nem sempre é lembrado é que o armário masculino também não foi sempre o mesmo. Parece haver uma ideia pré-estabelecida de que as roupas dos homens não têm história para contar, mas a verdade é que além de terem mudado muito de estilo com o tempo, as roupas masculinas, por fazerem parte de um mercado infelizmente mais engessado, foram ainda mais versáteis e se reinventaram década após década.
O vídeo aqui de cima foi produzido no ano passado pelo canal Mode e mostra que se apropriando de muitos elementos do cinema, da música, da política, do mercado de trabalho, da literatura e de muitas outras áreas, a evolução das roupas dos homens foi imensa também.
Ele vai apresentando diferentes estilos que de maneira geral vigoraram em cada uma das décadas dos últimos cem anos, e vai assim contando a história da moda de um ponto de vista nem sempre lembrado.

Por ele, por exemplo, podemos perceber como durante os anos 10 as roupas masculinas eram extremamente formais, sendo o terno a grande estrela da época. Acessórios como boinas e gravatas-borboletas eram muito comuns, e punhos e golas notáveis eram importantes componentes da produção.
Chegam então os anos 20 e com ele as roupas se tornam um tantinho mais justas, acompanhando a silhueta do corpo. Os ternos ainda são soberanos, mas, no geral, as roupas masculinas ganham um toque um pouco mais relaxado e esportivo. O corte da calça sofre uma mudança e sobe um palmo, deixando as meias aparecerem, e chapéus e sapatos oxford viram mania.
Quando os anos 30 começam, somos apresentados a época com roupas mais formais e chiques. E talvez o caminho da moda (e ah, de tantas outras coisas!) tivesse sido bastante diferente se em 1939 não eclodisse a Segunda Guerra Mundial. Junto com ela vem a racionalização de tecidos, e as roupas da década de 40 se tornam muito mais práticas e funcionais do que as dos anos anteriores. O jazz explode nos EUA e o filme Casablanca, além de fazer história no cinema, representa muito bem o estilo da época.

Os anos 50 refletem o pós-guerra e ainda que o jeito formal americano de se vestir vire referência, nasce uma certa rebeldia não apenas na moda, mas também no comportamento, atitude e jeito de pensar dos jovens da época. Jeans e jaquetas de couro viram tendência e na metade da década, Elvis Presley estoura no mundo todo com seu rock dançante.
Na década seguinte, a de 60, o estilo rebelde ainda repercute muito ao longo do período, os Beatles viram uma referência de estilo e o armário masculino finalmente se rende as cores e aos looks mais geométricos. E calma que ainda tem mais! Os anos 70 chegam para coroar de vez as roupas coloridas e estampadas. A década é uma das mais divertidas do armário masculino, cheia de sapatos plataformas, roupas unissex, coletes e calças baggy.
Com o início dos anos 80, diferentes estilos começam a fazer sucesso, mas no geral as roupas continuam vibrantes e muito mais ajustadas ao corpo do que na década anterior. Calças de cintura alta, ombreiras e tênis dominam o armário de homens e mulheres, tornando a década bastante despojada.
É nos anos 90, no entanto, que a moda sofre uma das suas mudanças mais profundas, com vários estilos dominado. Como nós já vimos aqui, um deles é o grunge, que chega fazendo muito sucesso e influenciando diversos jovens. Outro é o hip hop, que estoura e espalha tendências como calças largas, tênis esportivos e bonés. Na TV, um exemplo bastante interessante dessa tendência, ainda que caricato, é o do personagem Will do seriado Um Maluco no Pedaço.

Finalmente com a chegada dos anos 2000 e 2010, e o acesso cada vez mais rápido a informação de moda, o que passamos a enxergar são principalmente inspirações de outras décadas trazidas como releituras para os dias de hoje. Há notadamente uma preocupação maior do homem em se vestir de maneira confortável e de ter muito mais liberdade para escolher o que usar.
A moda assim se tornou muito mais democrática e o futuro do armário masculino, ainda que seja uma incógnita, é motivo de muita curiosidade. Afinal, mesmo depois de 100 anos, as roupas dos homens já mostraram que têm folego de sobra para estarem sempre mudando.
Beijos e até a próxima!





Um comentário sobre “100 anos de moda masculina”
Excepcional esse artigo, muito obrigado por compartilhar, amigo
Comentários Encerrados.